Terça-feira, 24 de Abril de 2007

Melhor Ensino Sem Maior Exigencia?

Largamente noticiado nos jornais:

O Ministério da Educação assinou um Protocolo com a Associação 25 de Abril e a Associação de Professores de História.

Objectivo?

Mudar a forma como a Revolução dos Cravos é ensinada nas escolas.

Não resisto a transcrever uma pequena referencia feita pela Senhora Ministra a tal propósito:

 

Com este protocolo, as escolas vão trabalhar para estimular a aprendizagem do 25 de Abril, uma matéria difícil e até esquecida no programa

 

Isto não é mais que a pura politização do ensino.

Isto não é muito diferente daquilo que os regimes ditos ditatoriais normalmente fazem em matéria de definição de programas escolares, como aliàs também se fazia no “Estado Novo”.

Enxameavam-se os programas de História com os gloriosos feitos da Grei, enalteciam-se os sagrados valores pátrios, obrigavam-se os alunos a decorar nomes de reis e raínhas, datas de gloriosas batalhas onde sobressaía a bravura lusitana, e de repente, como se a verdadeira História de Portugal tivesse sofrido um hiato inultrapassável, saltava-se de 1910 para 1926, omitindo em mais de 90% todo o conjunto de realidades político-sociais que o País vivera na 1ª. República, para se fixar no dito “desenvolvimento” retomado com o chamado “Estado Novo”.

 

Lendo a maioria dos manuais de História desse tempo, até se ficava com a sensação de que Salazar tinha sucedido a D.Manuel II.

 

Por outro lado mantinham-se níveis acentuados de rigor e  exigência, fazendo com que estudar significasse trabalhar a mente, exercitar o raciocínio, apelar à inteligência.

 

É óbvio que se aplaude a vontade manifestada de os alunos das nossas escolas serem bem ensinados quanto àquilo que foi a Revolução dos Cravos, o que ela significou, e quais as suas mais profundas motivações.

Mas também é preciso falar do que foi a sua evolução, e alguns tortuosos caminhos que o País percorreu nos tempos posteriores.

E que não se caia no erro de criar um novo hiato na História, saltando agora de 1926 para 1974.

Mas este não é o aspecto para mim mais preocupante.

É sabido que o ensino em Portugal teve um longo período de laxismo, de falta de exigência, de quase inutilidade ou superficialidade dos programas . Isto sobretudo no chamado Ensino Secundário, tendo chegado a existir um período de tempo em que era interdito reprovar em anos de passagem sem provas de exame.

O que era bom ouvir aos responsáveis da Educação seria afirmar não só a autoridade dos professores, mas sobretudo ter a coragem de elevar os critérios de exigência no que respeita aos níveis de conhecimento teórico e prático dos alunos, reduzindo o “folclore” das discussões estéreis e pseudo participativas, e aumentando o sentido de responsabilidade de alunos, professores, encarregados de educação e sociedade em geral na construção de uma “Escola” como verdadeiro “Espaço de Formação Cultural e Cívica”.

Ao que parece já vamos muito atrasados nesse caminho, mas,como diz o povo “mais vale tarde que nunca”.

 

 PS: Hoje é dia de “A Muralha”.

publicado por H. Dias Pedro hdp às 00:59

link do post | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.Blog diário de Henrique Dias Pedro Outros Blogs a Visitar (Ver LINKS abaixo): CONCRETO E IMAGINÁRIO; REAL REPÚBLICA; BLOGS EM HIBERNAÇÃO: Fábulas: O TRIPÉ - FABULÁRIO; Espaço humorístico: TODOS AO BANHO;

.pesquisar

 

.links

.posts recentes

. ALGUMAS VERDADES

. O SÚBITO AMOR PELA BANDEI...

. NOMES E CURIOSIDADES

. EXPORTAÇÕES PORTUGAL........

. O CASÓRIO

. BRINQUEDO

. RETRATO

. FAZER CONTAS

. QUE CHATICE DE JANTAR

. SUBMARINOS?

.arquivos

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds